HUMILHAI-VOS, PERANTE DEUS!
Certa vez, em uma conversa com um amigo, ele dizia que nas suas orações sempre se humilhava diante de Deus. Em suas palavras, ele disse que sempre orava a Deus dizendo ser ''um pecador, um miserável, alguém que não prestava e nem merecia nada de Deus"...
Eu quase levei um susto, porque não é isso o que Deus quer de nós quando aprendemos que devemos nos humilhar diante de Deus.
Na sua primeira carta, Pedro escreve assim no capítulo 5, versículo 6: ''Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido''.
Jesus, quando nos ensina a maneira correta de orar, ele não nos ensina que temos que nos humilhar miseravelmente diante de Deus. Vamos ler o texto que está no Evangelho segundo Mateus, no capítulo 6, versículos de 5 a 13 (os textos que nós estamos utilizando nessa mensagem dão da versão NVI):
5 - "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 - Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
7 - E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 - Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
9 - Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 - Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11 - Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 - Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
13 - E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Nos versículos 5, 6, 7 e 8, Jesus ensina que a oração é um momento particular nosso com Deus, ninguém precisa ''ver'' que estamos orando, ninguém precisa ''ouvir'' nossa oração, até porque Deus, que conhece todas as coisas, conhece cada palavra que pronunciaremos e ninguém mais precisa saber disso.
À partir do versículo 9, então, Jesus ensina a forma de orar.
E aqui entramos na questão do que é "humilhar-se'' diante de Deus.
Mateus registra que Jesus primeiro exalta a Deus: ''Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome'' (Mt 6:9). Quando exaltamos a Deus, somente a Deus, estamos reconhecendo toda a sua glória, o seu poder, a sua onisciência, onipresença, onipotência... Atribuímos a Deus a honra, a glória e o louvor. E isso é o primeiro passo para, realmente, se humilhar diante de Deus, que é reconhecendo toda a sua glória.
Os versículos que se seguem, primeiro reafirmam nossa total dependência de Deus. No versículo 10, oramos para que o Reno de Deus venha até nós, pedimos que seja feita a vontade de Deus, na terra e no céu, afinal, a vontade de Deus é soberana e precisamos nos submeter a ela.
No versículo 11, pedimos a Deus que não dei deixa faltar nada.
No versículo 12, duas coisas bem especiais: pedimos que Deus perdoe nossas dívidas, nossos erros, nossos pecados... e... como condição para que sejamos perdoados de nossas dívidas, nós também temos que perdoar aqueles que devem para nós. Só sou (de fato) perdoado, se eu perdoar o meu semelhante.
No versículo 13 pedimos que Deus não nos deixe cair em tentação, pedimos que Deus nos livre do mal, pedimos que Deus nos ajude...
Nos humilharmos diante de Deus, primeiro é reconhecer o quanto Ele é grande, o quanto dependemos dele e o quanto Ele faz por nós. Sem reconhecermos isso, não somos dignos de nada.
Não será nosso dinheiro, nossos bens, nossa posição social, não será porque pertencemos a uma família tradicional, nada disso nos dará a salvação e nada disso nos torna melhores ou mais merecedores das bênçãos de Deus.
Vamos ler o que diz em Salmos 51:17: ''Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás''.
Medite nessas palavras e que Deus abençoe a todos.
Comentários
Postar um comentário